Senhor feliz por um bom atendimento como fidelizar clientes

O GUIA PRÁTICO DE COMO FIDELIZAR CLIENTES

O sonho de toda empresa é conquistar e fidelizar os clientes para se manter cada vez mais forte no mercado.

No caminho é comum encontrar alguns obstáculos que precisam ser superados.

Mas existem também muitas oportunidades.

Muitos empreendedores se perguntam:

“Como fidelizar clientes?”

“Porque muitos clientes acabam migrando para a concorrência?”

“Porque um funcionário, quando pede para sair da empresa, e vai trabalhar para a  concorrência, acaba levando parte dos meus clientes?”

“Porque estou perdendo cliente para uma empresa concorrente que acabou de ser inaugurada e, por coincidência, é do meu ex-funcionário?”

Esses são alguns questionamentos de empreendedores  que venho acompanhando e sei bem o porquê disso.

Porque é tão difícil atrair e fidelizar clientes?

Com o aumento da concorrência há uma grande disputa para atrair os clientes.

No passado, muitas empresas estavam atuando sozinhas. 

De repente, se depararam com concorrentes que perceberam a oportunidade de empreender na mesma região.

Não há problema em ter mais empresas atuando na mesma atividade.  

O  consumidor acha ótimo pois ele tem mais opções para escolher um produto ou serviço melhor. 

Em contrapartida, o empresário não gosta.

Costumam dizer que os concorrentes oferecem condições e preços mais acessíveis.

Além disso, alguns alegam que seus competidores não fazem gestão do negócio corretamente; que sonegam impostos, etc e tal. 

Na verdade, o empresário não precisa se preocupar com a situação.

É o concorrente  que  vai sofrer com as consequências do fisco. 

O que o empreendedor precisa estar atento é como oferecer melhores condições para o seu cliente

Como?

Negociando preço e prazo com múltiplos fornecedores.

O preço deve ser condizente com a proposta de valor

O cliente está disposto a pagar a quantia que a sua empresa merece, desde que ele perceba o valor agregado e a qualidade do produto ou serviço.

Em diversos segmentos, vejo empresários reclamarem da “deslealdade” do mercado.

Muitos são surpreendidos por colaboradores que pedem demissão porque aceitaram o convite para trabalhar na concorrência.  

É a lei do mercado. 

Não há como escapar de situações como essa.

E quando o seu funcionário percebe uma oportunidade de empreender no mesmo segmento que você?

Em todas essas situações você, empresário, pode perder clientes.

Crenças que podem dificultar a fidelização de clientes

Algumas crenças equivocadas podem ser a razão dos seus problemas para reter o cliente. 

Caso o seu negócio ainda opere com base em alguns dos pressupostos abaixo é hora de mudar:

CRENÇA 1 – “O meu negócio é o melhor da cidade.”

CRENÇA 2 – “Vendo mais caro porque trabalho com produtos de melhor qualidade.”

CRENÇA 3 – “Os meus funcionários não trocam a minha empresa pela concorrência.”

CRENÇA 4 A minha equipe não possui perfil empreendedor.”

Essas  quatro crenças já “caíram por terra”. 

Muitos têm vivenciado  situações que revelam que ideias assim não refletem a realidade.

O mercado evoluiu e a cabeça do empreendedor precisa acompanhar

Mas, calma! 

Sempre há uma saída.

Então, o que fazer para fidelizar os clientes?

A solução é não subestimar a concorrência e a equipe;  deixando claro para o seu cliente qual o seu verdadeiro diferencial.

Estratégias de fidelização: Como fidelizar clientes – O passo a passo definitivo

Algumas estratégias são fundamentais para fidelizar o seu cliente

Você pode até achá-las estranhas. 

Mas  tenha  certeza de que serão úteis  para alcançar os resultados esperados

Apresento abaixo essas estratégias e discorro um pouco sobre cada uma:

1.    Fique atento às oportunidades internas e externas

Tenha um olhar 360º para o ambiente interno;  para o que acontece no dia a dia na sua empresa.

Vou dar um exemplo no setor de hotelaria que é uma das minhas especialidades.

Pense como se você fosse um cliente, um hóspede.

O café da manhã de hotel, por exemplo, é uma excelente oportunidade para fidelizar os clientes

Inclusive não somente para fidelizar, mas para atraí-los. 

Haja vista que muitas pessoas escolhem o hotel que irão se hospedar pelas fotos e pelo cardápio do café da manhã.

O mesmo olhar é necessário para entender o mercado,  o ambiente externo.

Agindo assim, você pode  inovar  constantemente  tornando-se  cada vez mais competitivo.

Inovação atrai e fideliza clientes.

2.    Defina qual é o seu diferencial e comunique de forma clara e precisa 

Toda empresa deve ter claro quem é a sua persona.  

Quem é o seu cliente? 

Onde mora? 

Como se comporta? 

Quais são as suas motivações?  

Seus desafios? 

Preocupações e oportunidades.

Comunique de forma objetiva a proposta de valor do seu negócio

Dessa forma, ele vai escolher a sua empresa sabendo o que pode esperar dela. 

3.    Crie relacionamento com os seus clientes e colaboradores

Relacionamento é a chave para ter sucesso nos negócios.

Muitas pessoas são fiéis aos amigos.

Por isso, fazem questão de prestigiá-los.

Seja próximo do seu time. 

Fique atento às suas necessidades e ao seu comportamento.

É muito importante que eles tenham qualidade de vida.  

Um bom relacionamento com a equipe gera um ambiente saudável.

4.    Dê oportunidade para o seu time crescer junto com você

Queira, de verdade, que a equipe cresça junto com o seu negócio. 

Crie alternativas para que os motive a vender mais para ganhar melhor.

Comissão, participação nos lucros, premiações; são algumas estratégias interessantes para motivá-los. 

5.    Faça uma lista de riscos e crie alternativas para mitigá-los ou evitá-los

Imprevistos acontecem; e estar preparado, pode salvar a sua empresa.

Faça de tudo para que o cliente não os perceba.

Caso aconteça, não se preocupe.

Aja com naturalidade para resolvê-los.

6.    Prepare o seu time  para ser o melhor

Nunca deixe de investir em treinamento da equipe. 

O aprendizado contínuo é necessário.

Você deve estar pensando:

“Eu preparo o time e quando está perfeito vem a concorrência e leva um colaborador”.

Sim. Isso pode acontecer.

Portanto, os valorize e esteja preparado  para situações adversas. 

7.    Seja um verdadeiro líder 

Já passamos da era do autoritarismo, comando e controle. 

E, atualmente, ninguém está aguentando trabalhar em um ambiente tóxico. 

Portanto, é importante agir de forma colaborativa e inspiradora. 

Dê autonomia para o seu time.

Deixe-o agir.

Esteja pronto para apoiá-los, caso ocorra algum erro.

O tratamento deve ser humanizado.

Coloque-se sempre no lugar deles.

Cuide com carinho e atenção.

Ajude-os a se tornarem protagonistas das suas próprias histórias.

Não tenha medo de perdê-los para o mercado.

Lembre-se: Tudo é um ciclo. Uma hora as pessoas mudam. 

Fique feliz com o voo de cada um. 

8.    Atendimento

Tudo o que foi comentado até aqui é importante.

Agora,  para fechar com “chave de ouro”  a missão de como fidelizar clientes, deixo algumas dicas práticas para você começar hoje mesmo:

– Acolha o cliente.

– Faça com que ele se sinta bem-vindo; com um brilho nos olhos, sorriso discreto e com uma saudação adequada.

– Chame-o pelo nome; caso não o conheça, utilize apenas senhor ou senhora.

– Trate o cliente como amigo, mas não seja íntimo.

– Seja gentil, educado, amável, simpático e tenha boa vontade em atender e resolver suas necessidades. 

– Demonstre alegria, emoção e entusiasmo.

– Mantenha uma boa postura e aparência pessoal (higiene e uniforme).

– Cumpra com a promessa do serviço.

– Colabore com os seus colegas para ajudar no atendimento.

– Cultive o espírito de equipe.

– Não fique preso apenas à sua função;  em caso de necessidade, ajude as outras áreas.

– Saiba ouvir.

– Esteja bem informado para orientar o cliente da melhor forma.

– Mantenha o ambiente limpo e a higiene em todos os ambientes.

– Crie um programa de fidelidade.

– Finalize o atendimento com excelência. 

Não pare por aí.

É importante fazer o pós venda.

Não tenha medo de ligar para o cliente para saber se ele gostou do produto ou serviço.

Veja se tem algo a mais que a empresa pode fazer por ele.

Coloque-se sempre à disposição. 

Satisfação do cliente gera fidelização

O cliente satisfeito atrai mais clientes. 

Essa é a melhor ferramenta; a propaganda “boca a boca”.

Com essas estratégias, você consegue manter o seu negócio competitivo

Gratidão é a palavra de ordem.

Seja grato pela superação dos desafios e pelas conquistas.

E se sentir que é necessário um acompanhamento de perto, posso ajudá-lo.