“A cada passo que dou a paisagem que estou explorando também se transforma.”

(Autor Desconhecido)

 

Sou Fabiana Rocha, Turismóloga e Especialista em Desenvolvimento Territorial. Trabalho com a missão de conectar e aproximar as pessoas em prol da transformação pessoal e/ou territorial. Faço isso cultivando o amor, a fé, empatia, gratidão, criatividade e o aprendizado contínuo. Valores estes que aprendi com a minha família, essência da minha vida, e carrego em todas as minhas ações.

Fabiana Rocha

Desenvolvimento Territorial

Empreendendo com paixão enquanto explora o mundo.

Fabiana Rocha é Turismóloga e Especialista em Desenvolvimento Territorial. É natural de Janaúba (MG), terra do gado de corte e fruticultura. Sua paixão pela área iniciou-se desde a sua infância na Fazenda Várzea, em Porteirinha (MG), por influência da sua família de Produtores Rurais. Acompanhou a produção de algodão, gado de corte, milho, caprinos, arroz, queijos, requeijão moreno, doces, carne na lata, quitandas, entre outros. Por isso, começou a se interessar pela agropecuária e a dar valor na natureza. Aos dez anos de idade, tomou aulas de bordado e isso a fez compreender sobre o artesanato e sua importância para o sustento de muitas famílias.

Conseguiu seu primeiro emprego aos 16 anos e permaneceu até os 21 anos, pois tinha vontade de empreender. Abriu sua empresa e após dois anos de investimento no seu empreendimento, decidiu conciliar o negócio com a faculdade de Turismo e Hotelaria, em Montes Claros (MG). Durante a graduação fez um estágio no Sebrae que foi crucial para compreender o seu propósito profissional: trabalhar para transformar a vida das pessoas.

Posteriormente, confiante da sua vocação, se dedicou a dar aulas em cursos técnicos de turismo e hospitalidade, realizou consultorias e treinamentos para hotelaria e restaurantes, gerenciou hotel e trabalhou em projetos de abertura de novos meios de hospedagem.

Em 2009, conseguiu uma oportunidade de trabalho em Passos, sudoeste de Minas Gerais, como Analista Técnica da microrregião de Passos. Sua função era incentivar o empreendedorismo e o aumento da competitividade dos pequenos negócios. Durante esse período apaixonou-se pela região. Foram 12 anos se dedicando em transformar o território por meio da elaboração e gestão dos projetos coletivos nas áreas da indústria, do comércio, de serviços e do agronegócio. Entre eles destacam-se Queijo Minas Artesanal na Região da Serra da Canastra, Turismo em Capitólio e Serra da Canastra, Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial, Móveis Rústicos em Passos, Café da Canastra, Artesanato e Banana em Delfinópolis, Educampo Leite em parceria com a VIGOR.

 

 

“Meu grande desafio profissional foi promover o desenvolvimento de Passos, um território desconhecido pra mim, pois havia acabado de chegar e não tinha o conhecimento da cidade. Foi difícil conquistar um espaço, então decidi começar pela vizinhança. A primeira cidade que escolhi para fazer acontecer foi São Roque de Minas e passei muito tempo me dedicando a ela. Participei da educação empreendedora, cooperativista e financeira; do projeto Queijo da Canastra; ações de desenvolvimento dos pequenos negócios.

Além disso, foi premiada nas edições de 2019 e 2020 do Histórias de Quem Atende do Sebrae – um feito inédito – e conquistou o título de cidadã honorária em Piumhi e Passos. Fabiana tem muito orgulho da sua trajetória em Janaúba, Passos e região. Todo o conhecimento que possui é usado a favor do desenvolvimento territorial e da qualidade de vida das pessoas, sempre se valendo dos seus pilares de valores.

 

 

Histórias de Sucesso

Meu Trabalho Minha Paixão

O Que Meus Clientes Dizem

O Refúgio Pé da Serra tem a sua história entrelaçada ao Queijo da Canastra. Sou filha do Onésio, produtor de um legítimo Canastra. Quando os turistas iam visitar nossa fazenda e experimentar os queijos, muitos admiravam o lugar situado ao Pé da Serra – eles diziam “se tivesse um quartinho, queria ficar aqui!”. Com isso meu lado empreendedor foi despertando e Fabiana apoiou meu projeto.”

Adriana Holier

Eu tinha medo de iniciar um negócio. Queria começar quando já estivesse com alguns chalés, mas Fabiana me mostrou que era possível começar com apenas um chalé e, com o lucro obtido, investir nos demais. Atualmente temos 4 chalés e pretendo continuar investindo.”

Aline Marques

Fabiana Rocha me orientou a aproveitar a produção de uvas e morangos para atrair turistas. O primeiro passo foi firmar parceria com pousadas e empresas de receptivo da região. O negócio vem crescendo a cada dia. Atualmente temos restaurante, produzimos vinho e suco de uva e já estamos caminhando para ter a estrutura necessária para hospedar os turistas.”

Alexandre Camargo

Nossos Parceiros